Seguidores

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Apresentando o Sistema FLYLady!





Já disse neste post o quanto o FLYLady é tido como referência quando o assunto é organização do nosso lar. Resolvi fazer um resuminho bem basiquinho do que este sistema procura nos ensinar. Então vamos lá! ;)

O Sistema FLYLady é um método de organização criado por uma americana que auxilia na organização da casa.
Todo o sistema FLY se baseia em “baby steps” (passinhos de bebê), - irei apresentar aqui no Blog - que ensinam adquirir um hábito por vez. Lembre-se que se as coisas estão bagunçadas, não foi em uma noite que aconteceu, e não será só em um dia que botaremos "ordem na bagunça"... Entenda que esses pequenos passos funcionam se seguidos rigorosamente, pois eles foram muito bem pensados.
Não há milagre... a "Mão de Fada" é a nossa,  e quando inserimos definitivamente um hábito em nossa vida nós tomamos as rédeas das decisões... 

  • No mínimo 2 rotinas

Extremamente necessário que se estabeleça no mínimo duas rotinas diárias: uma  rotina matinal e uma rotina noturna. Elas facilitam muito no dia-a-dia!

  • Faça o Declutter

Declutter significa “destralhar”. Não é possível organizar o que é tralha! Então, antes de tentar se organizar, você precisa se desfazer do que não serve para mais nada. 
O segredo do Sistema FLYLADY (e qualquer outro Sistema de Organização) é COMEÇAR!!! e que tal por apenas 15 minutos por dia?
Marque 15 minutos em seu timer, pegue uma sacola e vá andando pela casa, jogando fora tudo o que encontrar que seja lixo. Este é um dos melhores hábitos que você tem que introduzir em sua vida para manter sua casa organizada.
Você também pode eleger um canto que precise ser 'destralhado' e recolha tudo o que não usa. Vai se surpreender com o que consegue fazer em 15 minutos! Não se preocupe se o timer tocar, pare o que estiver fazendo! Nosso objetivo é resolver aos poucos nossas tralhas! Claro que, se quiser, poderá ajustar seu timer mais de uma vez durante o dia!

Depois de se livrar das tralhas, vamos para o passo seguinte:

  • Divida sua casa por zonas - a cada semana deverá ser limpa uma zona de sua casa, de modo  que ao fim do mês toda casa estará limpa:
         zona 1 (varanda, garagem, hall de entrada e sala de jantar/copa), 
zona 2 (cozinha, área de serviço e quintal), 
zona 3 (banheiro social e um outro cômodo a sua escolha), 
zona 4 (quarto principal e banheiro do quarto) e
zona 5 (sala de estar). 


  • Missão do dia Cada missão do dia (indicada no site FLYLady) é uma tarefa de aproximadamente 15 minutos que nos levam a fazer algumas limpezas em lugares que as vezes negligenciamos

  • Limpeza detalhada da Zona da semana  se você já se livrou da tralha (realmente!). O próximo passo é fazer a limpeza detalhada da Zona referente aquela semana.  

  • Monte seu control journal - É um fichário (caderno, agenda, etc) onde anexamos todas as informações da casa, incluindo as rotinas, lista detalhada de limpeza, menus da semana, receitas testadas, calendário de aniversário, etc.
****

Ainda estou na missão: DECLUTTER. E pelo jeito que minha casa está bagunçada, acho que vou precisar ajustar este timer váááárias vezes! ;)


;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio no meu cantinho... *-*
Volte sempre!!

Beijos, com carinho,
Biah :*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...