Seguidores

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Você sabe escolher o corte certo da carne para sua receita?

Meu irmão é um cara que gosta muito de carne, e adora ver vídeos sobre 'como preparar o melhor churrasco', por isso acabou entendido de carne e de seus cortes. Logo, ele fica responsável por fazer o churrasco toda vez aqui em casa. E eu, que não sou boba nem nada, aproveito a presença dele para cortar em bife todas as carnes que tiver no freezer :D

"- Pô valeu mesmo! Obrigada por cortar para mim. Vou aproveitar e deixar essa na geladeira para fazer um ensopadinho para o almoço de amanhã!"

"- Nããããããããão!!!! (o grito ecoou pela casa) Tá doida, menina?? Essa é a melhor parte da Picanha (Alcatra, sei lá qual peça a que ele se referia... ele disse que aquele era o miolo da carne, peça que os churrasqueiros não dão para ninguém... é o q eles comem! Não sei porque mas cometi um pecado contra a carne naquele momento...) isso não é para fazer ensopado!!! Quer fazer ensopado, compre carne de segunda!" - E saiu dali quase me mandando rezar não sei quantos Pai Nosso e Ave Maria. 

Bem, se você é como eu, cara leitora, então não entende bulhufas de qual carne serve para fazer sua receita escolhida... Mas, nem tudo está perdido: temos o 'google' hehehhe (Ouço anjos cantando! rs). Fuçando daqui e dali achei esse site que explica direitinho cada corte da carne além de ter várias receitas (não as li ainda, mas já marquei como favorito para dar uma bisbilhotada com mais tempo outra hora).

Aproveitando fiz um resumão para servir de cola na próxima ida ao Mercado:

*Peito 
Excelente carne de segunda para complementar sopas e fazer cozidos e carne de panela.

*AcémCarne de segunda , com pouca gordura, ótima para fazer cozidos e carnes de panela.
É a melhor carne moída, depois do patinho. 

*Bisteca
De sabor suave e delicado, é uma carne bastante saborosa, boa para fritar, grelhar e cozinhar.

*Contra Filé
O contra filé é um dos melhores cortes para bifes e grelhados. Seu grande segredo é não deixar passar do tempo ideal para não endurecer, com exceção à carnes maturadas, que são muito mais macias.
Ótimo para bife. Deve-se procurar, neste caso, uma peça com uma manta de gordura uniforme para mantê-la macia e saborosa.
Faz sem sombra de dúvida um excelente rosbife.

*File Mignon
O melhor entre as melhores carnes. Usado desde um  strogonoff até um filé grosso à francesa (chateubriand).
Para fazer um bom filé mignon não se esqueça da regra básica sobre as carnes: o mais importante é a gordura, responsável pelo sabor. Como o mignon não a tem, não deve ser levado a qualquer tipo de trabalho na cozinha sem que seja banhado com um mínimo de óleo, manteiga, azeite, margarina etc.

*Picanha
Considerada no brasil como carne de primeira, é usada em churrascos, grelhados e assados. A gordura da picanha só pode ser retirada após ter sido assada, caso contrário as fibras de sua carne ficarão enrijecidas e sem gosto.

*Alcatra
O miolo da alcatra, que seria a 'própria', é usada nos churrascos tradicionais e justamente do miolo é que se tira o Baby-Beef, uma tira de carne do tamanho de um pequeno bife muito macio e apreciado por todos.
Assim como a picanha, a alcatra também possui muitas variações em seus cortes, podendo ser bem utilizadas também em picadinhos, bifes e assados.

*Patinho
Tem a forma mais redonda que o coxão mole, ideal para assados, bife à milanesa e carne de panela.

*Lagarto
É um  corte para assados trata-se de uma carne um pouco mais dura e precisa de mais tempo que as demais, no forno, para ficar macia.
Muito comum a preparação recheada feita na panela, e também a escolhida para após cozida e bem resfriada, ser fatiada bem fina para carnes escabeche (carne louca).
Em bifes, só se for protegida por um massinha para empanar.

Outra dica importante: "Sempre escolha peças de consistência firme, compacta e de cor vermelho-brilhante. A gordura deve ser branca ou amarelo-pálida. Se for muito amarela é sinal de que o animal era velho e, portanto, que a carne é dura."

Espero que tenham gostado. 
Por hoje é só, pessoal!
;)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio no meu cantinho... *-*
Volte sempre!!

Beijos, com carinho,
Biah :*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...